09/02/2017

Gracinhas

[+/- a partir dos 12 meses]

* Começou a gatinhar "tarde" (dizem as pessoas - ao fim dos 10 meses cronológicos), mas quando começou nunca mais parou. E daí a pôr-se de pé e começar a dar os primeiros passos foi um tiro. Adorava fazer séries de agachamentos agarrado à trave do berço! E até ganhar confiança, adorava andar agarrado às paredes e à sua scooter. Depois descobriu as escadas, é tão fixe subir e descer! E trepar! Nunca mais tive descanso ...;

* Adora brincar ao cucu. Estou sentada no chão e ele atrás de mim vai espreitando para um lado, vai espreitando para o outro. Esconde-se atrás dos cortinados ... transparentes! Tapa os olhinhos com as mãos e tira. Tapa, tira. É doidinho!;

* Está pró na arte de mandar beijinhos, manda-me todos os dias. E sempre que vê um menino da sua altura vai lá e dá-lhe um abraço. Está um simpático!;

* Está na fase de imitar-me. Se espirro também finge que espirra. Se varro o chão também quer dar uma mão. Começou a querer ser mais autonomo (a ser ele a agarrar a colher/garfo, a beber a água por um copo e palhinhas);

* Adora ouvir música. Ouvia muito na gravidez, acho que viciei o miúdo! E dança ... E canta ...;

* Adora livros. Quando estou sentada à chinês no chão ele vem com um livro na mão, senta-se no meu colinho e passa-me o livro para lhe ler;

* Adora "desenhar". Sempre que vê uma caneta ou um lápis agarra-se logo ao material à espera que lhe passe uma folha para a frente! Está mais inclinado para a arte abstracta! :)

* Adora bolas de sabão. Pensa que são para comer, abre sempre a boca cada vez que uma se aproxima ... Desistimos de fazer bolas de sabão numa sessão fotográfica porque o miúdo ficava sempre de boca aberta!;

* A sua simpatia estende-se aos bonecos de peluche. Dá-lhes muitos abraços e turrinhas. Adora o panda gigante que lhe oferecemos pelo Natal, senta-se em cima dele muito enroscadinho;

* Sabe ligar e desligar os interruptores dos candeeiros da nossa mesa de cabeceira. Às vezes sinto-me na disco!

* Sabe sair do berço em segurança!;

* Sabe abrir portas ...


4 comentários:

Isa disse...

E eles crescem tão rápido!!

Ellie disse...

Esta fase das descobertas, do mostrar-se mais autónomo é tão, mas tão gira! Apetece andar de máquina atrás, a filmar e a fotografar tudo para não esquecer nada de nada. ;)

A Pimenta* disse...

Cada fase é uma descoberta, sempre me disseram isto e eu até achava que era daquelas frases feitas até ser mãe e perceber que a cada dia que passa, há novas coisas que eles fazem e nós ficamos, babadinhas, a olhar :)

Maria disse...

o tempo passa tão depressa, não é verdade? :)