08/07/2016

100

Sabes, não sei se 100 é um número grande ou pequeno. Para ti deve ser enooorrrmmme, para a mãe é um número razoável, digamos assim. Em 10 meses da tua existência já deu para escrever 100 coisas sobre ti. Poderia ter escrito outros 100, contigo a mãe tem sempre tema de conversa, mas entre passar o meu tempo na vida virtual ou real, a mãe escolhe-te a ti, acho que tu apoias a minha decisão!

A mãe criou este espaço só para ti, pequenino como tu, onde só entra energias positivas e palavras doces. Espero que um dia venhas a ler tudo o que te escrevo e gostes de cada palavra. É por isso que sempre tive este resisto muito próprio de falar-te na primeira pessoa. Espero que não consideres em demasia as pequenas coisas que partilho online, espero ser sensata por ti. Possivelmente serás o menino típico da tua geração que tira fotos a tudo e a todos para colocar cada segundo da tua vida online à espera de likes, não sei, mas esta tua mãe pertence à geração em que os diários eram de papel com cadeados para ninguém os ler, por isso perdoa-me se não tens aqui um diário detalhado com muitas fotos à vista de todos. 

Agora que falo nisso, acho que um dos meus maiores medos enquanto mãe é ver-te numa geração cada vez mais dependente das redes sociais, cada vez mais online, onde se perde cada vez mais a noção do conceito de intimidade/privacidade. Felizmente os teus avós nunca se preocuparam com estas questões, a mãe só começou a usar óculos quando foi para a faculdade porque foi precisamente aí que começou a passar mais tempo em frente a um monitor. Foi algo que só me afectou em adulta e talvez por isso nunca tenha achado muita graça a esta exposição virtual porque a mãe ainda é do tempo da vida por detrás dos "bastidores", não daquela que aparece em "palco" para os outros verem e aplaudir Não vivas para mostrar, não vivas através de um ecrã, meu querido, nasceste numa geração que não sabe viver sem estar ligado à internet - algo que me preocupa muito - mas a vida é muito melhor quando estamos offline.

Sabes, criei este blogue para desabafar sobre o momento mais angustiante da minha vida: a tua prematuridade, seu maroto! Mas como não querias ver este teu espaço cheio de lamechices e preocupações, sempre demonstraste que de prematuro só o peso e o tamanho à nascença. Tens sido um verdadeiro lutador, a mãe tem muito orgulho em ti. Não te preocupes com os comentários das pessoas ("ainda não anda? nem gatinha?"), a vida não é uma competição, tu tens o teu ritmo e estás no bom caminho. Não tens culpa de teres passado de XXS para um matulão, todos pensam que és mais velho, até já te oferecem pão com manteiga e estranham quando digo que ainda não comes isso, tenho de dizer que só tens 10 meses! (Acho que esta tua mãe ainda vai ter muitas dores de cabeça com estas ofertas!). Nunca exigias demais de ti, nunca procures validação externa, viva a tua vida ao teu ritmo, eu só te quero ver feliz.

Bem, este texto já vai longo, termino apenas com um agradecimento a todos os que passam por aqui, que tiveram a paciência de ler estas 100 aventuras! Beijinhos babados :)

9 comentários:

Gorduchita disse...

<3

Xica Maria disse...

Há que ensinar sempre que há espaço para o "online" e o "real".
<3

AMOR XXS disse...

Claro, tudo na vida se quer na dose certa :) Tudo tem o seu lado positivo e negativo.

ML disse...

Que venham mais 100... :)

andorinha disse...

É sempre com o coração cheio que leio as tuas palavras! :)

SuperSónica disse...

Tão fofinhos vocês os dois! Há aqui muitas coisas que me vi ao espelho ;)

AMOR XXS disse...

Obrigada :)

♥Cat disse...

Que venham os próximos 100 =)

Rabiscos de Amor disse...

E que venham muitos mais! Cheiinhos de coisas boas :)